domingo, 18 de janeiro de 2009

A influência da dance music dos anos 90 em minha vida...

Meus amigos mais próximos talvez, ao ler esse post, me desejem uma morte horrível... Afinal de contas quem vai ao Radiohead, frequenta Milo Garage e congêneres faz um post pra falar do tipo de música mais tosco que dominou a década de 90...

Bom, sou uma pessoa eclética... e mais do que um gosto musical mega variado, tenho que admitir que passei boa parte da minha adolescência alternando meus álbuns entre Guns, Pearl Jam e Nirvana com os "7 melhores da Jovem Pan"...

As músicas tinham uma qualidade de letras péssima (vide uma amostra abaixo), normalmente eram cantadas por uma voz feminina e tinham umas intervenções de vozes masculinas que "falavam" algo pouco relevante e normalmente nada a ver com a letra de viés romântico-pegajoso da canção...

Eu nem consigo lembrar de tanta gente que fazia sucesso naquela época, mas haviam grandes nomes que até hoje passam pelo Brasil pra "relembrar" os velhos tempos como o Double You, Nicki French... Podia passar horas lembrando de todo o povo: Gala, Scatman John (RIP), Ace of Base e mais uma tonelada deles... Basta dar uma olhadinha no Youtube e lá estão com sua estética "anos 90", modas que já passaram e comentários de pessoas da minha faixa de idade lembrando com saudades desses tempos...



Um fato curioso é que a grande maioria das celebridades desse tipo de música surgia na Itália que fabricava grupos de dance music à profusão... Por que esse país? Não sei e se alguém souber a resposta, aceito muuuito saber !!!


Quem é meu contemporâneo vai lembrar provavelmente da Corona e sua pérola "The rhythm of the night", que rendeu até uma matéria no Fantástico contando a história da pobre brasileira que foi morar na Itália, virou dançarina e de repente virava uma "celebridade"...

No auge do meu ócio às vezes penso em caçar na web que fim levaram as trocentas mil duplas, bandinhas ou cantoras desses tempos, mas desencano... Me contento com toneladas de músicas daqueles tempos em mp3 que me acompanham no trânsito e fazem minha alegria a muitos e muitos kms por hora quando pego a estrada e canto junto a plenos pulmões "Did you ever really love me?","Freed from desire" ou cantarolo os "pe pa pa pa ra po" de Scatman...
Antes que alguém me pergunte o que leva um ser humano de bom gosto musical a consumir música de qualidade pobre, refrão sem eira nem, beira e batidas eletrônicas histéricas, vai a minha resposta pura e simples: o desejo de resgatar mentalmente um bom tempo que não volta, as matinês em danceterias com minhas amigas (quem era de SP ia no Resumo da Ópera e congêneres e quem cresceu, como eu no ABC, se acabava na falecida Twist´s), os tempos de ficar deitada na cama pasmando pensando na dor de cotovelo juvenil, ouvir rádio e gravar em fita as músicas da moda, de achar estudar uma coisa chatíssima (pois é mal sabíamos nós que ainda ficaria mais chato... rs),de brigar com os pais sem motivo e achar aquilo o fim do mundo...

Tudo, no fundo, é uma forma da mente, hoje tomada por 500 obrigações adultas, encontrar um conforto em memórias leves de um tempo em que as preocupações eram tão fúteis quanto as letras profundas dessas músicas...

E, pra quem não viveu essa época, fica aqui uma letra e música pra ouvir e tentar imaginar como era ser adolescente nos anos 90, com TV a cabo despontando, MTV em UHF com transmissão de qualidade duvidosa, aparelhos de som caros, internet engatinhando...

I got my eyes - OBT

I got my eyes on you
And there's no one else
And there's no one else in this room
We'll have some fun
We'll have some fun dancing on the moon
And when the morning comes
And when the morning comes
I'll be close to you
Forget the things you had
Then baby what you are
Let the DJ play tonight
'Cause the music's always right
We're with you
Forget the things you had
Baby what you are
Let the DJ play tonight
The music's playing loud alright
Till the morning light
And I feel you

Um comentário:

Lena disse...

Hahahaahahaha Amei!

Sabe o que vc esqueceu? É do finalzinho dos Anos 80, e foi o 'precurssor' dessa nova leva de "poperôs": Information Society.... lembra? Pure energy, sliping away - melosa de doer - e afins.

beijos